Governador receberá, na sequência, os três nomes escolhidos pelos membros do Ministério Público e terá até 15 dias para definir o novo procurador-geral de Justiça.
A escolha do próximo procurador-geral de Justiça do Amazonas passa agora pelo governador Roberto Cidade. Leda Mara Nascimento Albuquerque, André Virgílio Belota Seffair e Carlos Fábio Braga Monteiro foram eleitos nesta terça-feira (1º) para compor a lista tríplice do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), da qual sairá o chefe da instituição para o biênio 2026/2028.
Leda Mara terminou a votação na primeira colocação, com 169 votos. André Seffair recebeu 145 votos e Fábio Monteiro, 127. Também concorreram Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, com 49 votos, e José Felipe da Cunha Fish, que obteve 32.
A eleição mobilizou 190 dos 193 procuradores e promotores de Justiça aptos a votar, participação de 98,45% do colégio eleitoral. Realizada de forma virtual, secreta e plurinominal, a votação ocorreu entre 8h e 16h, com possibilidade de escolha de até três candidatos por eleitor.
Com a definição da lista, encerra-se a etapa interna do MPAM e começa a fase de escolha pelo chefe do Executivo estadual. Os nomes de Leda Mara, André Seffair e Fábio Monteiro serão encaminhados oficialmente a Roberto Cidade como determina a lei.
O governador terá prazo de até 15 dias para nomear um dos três integrantes da lista. A escolha não precisa recair sobre o candidato mais votado, já que os três nomes chegam em igualdade jurídica à decisão do governador. O escolhido comandará o Ministério Público do Amazonas durante o biênio 2026/2028.
