Barroso defende limitação de supersalários e afirma que Congresso deve definir sobre penduricalhos

Barroso defende limitação de supersalários e afirma que Congresso deve definir sobre penduricalhos

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, declarou  ser favorável à limitação dos chamados “supersalários” no serviço público, especialmente no Judiciário.

A manifestação ocorreu durante entrevista ao videocast da Folha de S.Paulo, em que o ministro abordou os penduricalhos remuneratórios e a proposta em tramitação no Senado que trata do tema.

Segundo Barroso, é competência do Congresso Nacional estabelecer, de forma clara, quais verbas indenizatórias podem, excepcionalmente, ultrapassar o teto constitucional previsto para o funcionalismo público. “Sou totalmente a favor dessa limitação”, afirmou.

Durante a entrevista, o ministro esclareceu que, desde que assumiu a presidência do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), não tomou nenhuma decisão que tenha contribuído para o aumento de penduricalhos. Ao contrário, segundo ele, sua única medida foi no sentido de restringir a concessão de benefícios, determinando que novos pagamentos só possam ser autorizados com respaldo do Supremo e não por decisões administrativas locais.

Barroso afirmou ainda ter dialogado diretamente com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para tratar da aprovação do projeto que limita os extrateto. “Seria muito bom aprovar”, disse.

Apesar de defender o controle das remunerações, o presidente do STF ponderou que alguns pagamentos extraordinários, como o adicional por substituição de magistrados em férias, são justificáveis para garantir o funcionamento da prestação jurisdicional.

Na avaliação de Barroso, os Tribunais Superiores e o Judiciário Federal têm seguido as limitações legais e, inclusive, devolvem recursos ao Tesouro ao fim do exercício orçamentário. Já nos estados, admitiu a possibilidade de ocorrências pontuais de abusos, reforçando a necessidade de uma regulação clara por parte do Legislativo.

O projeto que limita os supersalários tramita há anos no Congresso e tem como objetivo regulamentar o que pode ser pago além do teto constitucional, atualmente fixado no valor dos vencimentos dos ministros do STF

Leia mais

É dever, não é calúnia: Justiça tranca ação penal contra síndica que atuou para proteger adolescente

O Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio da 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, concedeu habeas corpus e determinou o trancamento de ação...

Justiça suspende repasse de consignados de servidores e segurados da Amazonprev ao Banco Master

Decisão proferida pela 2.ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Manaus determinou a suspensão dos repasses relativos a empréstimos consignados contratados por servidores...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Rede social deve reativar conta de influencer que teve perfil suspenso sem justificativa

O 3º Juizado Especial Cível da Comarca de Natal determinou que uma rede social reative a conta de um...

Justiça declara ineficaz cláusula sobre saúde mental em cct por vício formal

A 7ª Turma do TRT da 2ª Região reverteu decisão de 1º grau por unanimidade e declarou a ineficácia...

Foragido nos EUA, Ramagem é ouvido pelo STF por videoconferência

O ex-deputado federal Alexandre Ramagem, que está foragido nos Estados Unidos, prestou depoimento, por videoconferência, ao Supremo Tribunal Federal...

Justiça condena banco digital por negativação indevida de consumidora; indenização é de R$ 8 mil

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte condenou um banco digital ao pagamento de indenização por danos...