Rede de Controle da Gestão Pública no Amazonas promove fórum a partir da tarde desta segunda (27)

Rede de Controle da Gestão Pública no Amazonas promove fórum a partir da tarde desta segunda (27)

Promover ações direcionadas à fiscalização e ao fortalecimento do controle externo e interno da administração pública é o objetivo do 1º Fórum de Controle Interno e Externo, evento da Rede de Controle da Gestão Pública no Amazonas, organização coordenada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). A atividade acontece de hoje, a partir das 14h, até esta quarta-feira (29), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), um dos membros da Rede de Controle.

O objetivo dessa programação é oferecer capacitação para servidores das organizações públicas das três esferas (União, Estados e municípios), por meio de oficinas com as seguintes temáticas: controle, governança/integridade e Lei de Licitações, LGPD, dentre outras. Para o promotor de Justiça Edinaldo Aquino Medeiros, coordenador da Rede de Controle, eventos dessa natureza reforçam o compromisso de integração entre os órgãos que compõem a organização ao promover ações que contribuem para uma melhor gestão dos recursos públicos.

“Não restam dúvidas de que a integração entre os órgãos de fiscalização e o comprometimento das administrações resultarão em um melhor ambiente administrativo, com o intuito de que possamos ter cuidado com o que é público. Para isso, são necessários instrumentos que garantam integridade e evitem a possibilidade de corrupção”, complementa o promotor de Justiça.

Entre os destaques da programação, estão: palestra magna com o tema ‘O Controle Ambiental pelo Tribunal de Contas’, comandada pelo coordenador-geral da Escola de Contas, conselheiro Júlio Pinheiro, hoje; palestra ‘Controle Interno nos Municípios’, com o controlador-geral da Prefeitura de Manaus, Arnaldo Flores, nesta terça-feira (28/05); e a palestra ‘Transparência Pública no Âmbito Municipal’, sob condução do coordenador da Rede de Controle, o promotor de Justiça Edinaldo Medeiros, no encerramento do curso, na quarta-feira (29/05).

Sobre a Rede
A Rede de Controle da Gestão Pública é um centro decisório interorganizacional que busca aprimorar a efetividade da função de controle do Estado sobre a gestão pública.

No Amazonas, a Rede está sob a coordenação do MPAM, representado pelo promotor de Justiça Edinaldo Aquino Medeiros, e é composta por representantes de diversos órgãos de controle: TCE/AM, Tribunal de Contas da União (TCU) no Amazonas, Controladoria-Geral da União (CGU) no Estado do Amazonas, Controladoria-Geral do Município de Manaus (CGM), Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Ministério Público de Contas (MPC) junto ao TCE-AM, Ministério Público Federal (MPF), Delegacia da Receita Federal no Amazonas (DRF-AM), Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11), Advocacia Geral da União (AGU) – Procuradoria no Amazonas e Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas.

Com informações do MPAM

Leia mais

Fraude na venda do imóvel não pode ser suportada pelo comprador, ainda que sem culpa da construtora

No âmbito do direito imobiliário, a responsabilidade civil objetiva e solidária do fornecedor impõe-se quando a fraude é praticada por corretor vinculado à cadeia...

Consumidora derruba imputação de fraude em hidrômetro e será indenizada por Águas de Manaus

Sentença da 1ª Vara Cível de Manaus julgou procedente ação ajuizada por uma consumidora do Amazonas contra a concessionária Águas de Manaus,  declarando a...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Tremor causado por obra interrompe sessão das Câmaras Reunidas do TJAM

Na manhã dessa quarta-feira (2/07), a 23ª sessão ordinária das Egrégias Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça do Amazonas...

Homem é condenado por júri popular por matar atual companheiro da ex-mulher

Na última semana, foi realizada sessão do Tribunal do Júri na Comarca de Epitaciolândia. O réu foi condenado por...

Grupo que ataca vulneráveis em redes sociais é alvo da polícia de SP

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, nesta quinta-feira (3), a segunda fase da Operação Nix para cumprir 22...

Justiça condena enteado por estelionato contra idoso

A 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a condenação de um...