TCE apura se anulação de seleção de gestores escolares em Borba compromete repasses do Fundeb

TCE apura se anulação de seleção de gestores escolares em Borba compromete repasses do Fundeb

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) instaurou procedimento de apuração para verificar possíveis irregularidades na anulação do processo seletivo simplificado para gestores escolares promovido pela Prefeitura de Borba.

A medida foi adotada após representação com pedido de medida cautelar, proposta perante o TCE/AM, apontando que o Decreto Municipal nº 0048/2025, editado pelo prefeito Raimundo Santana de Freitas, teria desrespeitado princípios constitucionais e as exigências legais para recebimento da complementação-VAAR do Fundeb.

Segundo os autores da representação, o referido decreto anulou o Edital nº 001/2023, que regia a seleção de diretores escolares, com base em alegações genéricas de “inconsistências”, sem prévia instauração de processo administrativo ou demonstração concreta de irregularidades.

A anulação, de acordo com a peça inicial, teria como objetivo substituir os profissionais aprovados por indicados políticos, em afronta à gestão democrática e à exigência de escolha técnica prevista na Lei nº 14.113/2020 (Lei do Fundeb).

A complementação-VAAR — Valor Aluno Ano por Resultados — é uma modalidade de repasse federal vinculada ao cumprimento de metas de qualidade na educação básica. Um dos critérios obrigatórios é a escolha de gestores escolares com base em mérito, desempenho e participação da comunidade escolar, conforme prevê o art. 14, §1º, da Lei do Fundeb.

Na decisão monocrática nº 32/2025, o conselheiro-relator Érico Xavier de Desterro e Silva optou por não conceder, por ora, a medida cautelar, mas abriu prazo de cinco dias úteis para que o prefeito apresente esclarecimentos. A prefeitura deverá informar se houve processo administrativo que justificasse a anulação do certame, qual a situação do novo processo seletivo prometido no decreto — cujo prazo legal já expirou — e quais critérios foram utilizados para a nomeação dos atuais gestores provisórios.

O relator destacou que a manifestação prévia do gestor não inviabiliza o deferimento posterior da medida cautelar, caso se confirme a ausência de legalidade e motivação suficiente nos atos questionados. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial Eletrônico do TCE-AM desta segunda-feira (28).

Leia mais

Festival Folclórico de Nova Olinda deve seguir regras para público infantojuvenil, define Promotoria

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Nova Olinda do Norte, expediu recomendação com medidas rigorosas...

TCE apura se anulação de seleção de gestores escolares em Borba compromete repasses do Fundeb

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) instaurou procedimento de apuração para verificar possíveis irregularidades na anulação do processo seletivo simplificado para...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Festival Folclórico de Nova Olinda deve seguir regras para público infantojuvenil, define Promotoria

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Nova Olinda do Norte,...

TCE apura se anulação de seleção de gestores escolares em Borba compromete repasses do Fundeb

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) instaurou procedimento de apuração para verificar possíveis irregularidades na anulação...

Justiça do Rio mantém sambódromo sob gestão da prefeitura

A Justiça decidiu, por unanimidade, manter a liminar que garante à prefeitura do Rio a gestão do Sambódromo, na...

Réu na trama golpista, general diz ter ouvido “monólogo” de Bolsonaro

O general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira confirmou nesta segunda-feira (28) ter se reunido com o ex-presidente Jair...