MPF firma acordo para garantir educação e saúde a povos indígenas e ribeirinhos de Apuí e região

MPF firma acordo para garantir educação e saúde a povos indígenas e ribeirinhos de Apuí e região

O Ministério Público Federal (MPF) coordenou a formalização de um Termo de Cooperação e Compromisso para responder às demandas de educação, saúde e o atendimento da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) no município de Apuí e região, no Amazonas. As propostas foram apresentadas por lideranças indígenas e comunidades tradicionais da região.

Além do MPF, assinaram o documento representantes da gestão pública e lideranças locais, incluindo a Secretaria de Educação, a Coordenação Geral Pedagógica, a Secretaria de Saúde, o Conselho municipal de Saúde, Funai, o Conselho Distrital de Saúde Indígena/Distrito Sanitário Especial Indígena, a Organização dos Povos Indígenas do Alto Madeira e a Organização Indígena Quatro Penas.

Educação – Durante a reunião que formalizou o acordo, realizada nos dias 16 e 17 de julho, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Apuí se comprometeu a iniciar a implementação da educação escolar indígena e ribeirinha nas comunidades e aldeias do Rio Aripuanã em 2026. A secretaria ainda se responsabilizou pela instalação de uma escola indígena na aldeia do Rio Sucunduri, após diálogo com Icmbio e Funai, com previsão para o início das aulas no próximo ano.

Além do compromisso com a parte de infraestrutura da escola, a Semed garantiu que realizará um processo seletivo simplificado para regularizar a contratação de professores indígenas e ribeirinhos da região, a fim de acabar com contratos temporários e precários.

Para as refeições escolares, a Secretaria vai disponibilizar uma chamada pública para compra de produtos tradicionais de ribeirinhos e indígenas até o final deste ano.

Saúde – Na área da saúde, as demandas sobre saúde indígena e ribeirinha levantadas durante a Assembleia serão encaminhadas ao 15° ofício do MPF, especializado em populações indígenas e comunidades tradicionais. Além disso, uma atuação coordenada do atendimento médico na região dos rios Aripuanã e Sucunduri será objeto de articulação.

Ainda será proposto uma assinatura de Termo de Cooperação entre os municípios de Apuí, Novo Aripuanã, Manicoré e a Sesai, visando atendimento de saúde integrado aos povos Indígenas e ribeirinhos. Apesar de algumas aldeias e comunidades pertencerem aos territórios de Novo Aripuanã e Manicoré, elas estão mais próximas da sede de Apuí, o que facilitaria a assistência.

A Funai explicou que já está em andamento a criação de um plano de atendimento e etnodesenvolvimento emergencial para os povos de Apuí e região neste ano.

O MPF assumiu a responsabilidade de acompanhar a execução do Termo de Cooperação e Compromisso em todas as suas áreas de atuação. Em caso de descumprimento dos compromissos estabelecidos, poderão ser adotadas medidas extrajudiciais e judiciais para assegurar o cumprimento do acordo.

Fonte: MPF-AM

Leia mais

Justiça manda Estado do Amazonas repassar corretamente 25% dos royalties de petróleo a Itacoatiara

A Justiça do Amazonas decidiu que o Município de Itacoatiara tem direito a receber integralmente a sua parte dos royalties do petróleo e do...

TRT-11: omissão sobre incompetência não suprida nos embargos leva negativa de jurisdição ao TST

O caso teve início na fase de execução trabalhista, quando um Agravo de Petição foi apresentado contra decisão que negou a liberação de valores....

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça manda Estado do Amazonas repassar corretamente 25% dos royalties de petróleo a Itacoatiara

A Justiça do Amazonas decidiu que o Município de Itacoatiara tem direito a receber integralmente a sua parte dos...

TRT-11: omissão sobre incompetência não suprida nos embargos leva negativa de jurisdição ao TST

O caso teve início na fase de execução trabalhista, quando um Agravo de Petição foi apresentado contra decisão que...

Motorista que teve veículo danificado por buraco na pista será indenizado

A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal manteve a decisão que condenou o Departamento de Estrada...

Autorizada doação de helicópteros da PF e da Marinha ao Paraguai e ao Uruguai

O Poder Executivo está autorizado a doar aeronaves à República do Paraguai e à República Oriental do Uruguai. É...