TCE-AM abre inscrições para nova edição de Curso de Formação de Agentes de Controle Social

TCE-AM abre inscrições para nova edição de Curso de Formação de Agentes de Controle Social

A segunda edição do Curso de Formação de Agentes de Controle Social (Profac), ofertado pela Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) está com inscrições abertas. O curso segue sendo realizado de forma remota, por meio das plataformas virtuais da ECP, com algumas atividades complementares offlines e carga horária de 192 horas. Inicialmente, o Profac ofertará 210 vagas, que podem ser aumentadas conforme a demanda. O curso irá iniciar no dia 30 de julho.
 
O objetivo da formação é capacitar agentes de controle social, sejam representantes de órgãos públicos ou, até mesmo, integrantes da sociedade civil, como integrantes de associações de bairros e comunidades do Amazonas. Nesta edição, a Profac contará com representantes dos pais que compõem os Conselhos Escolares das unidades educacionais da rede pública. Durante o curso, os participantes são instigados a exercer a função social de fiscalização das ações e do uso do dinheiro público.
 
“Iremos formar cidadãos que possam contribuir com o TCE-AM no controle externo e para correta aplicação dos recursos públicos. Desta forma, o Tribunal cumpre com seu papel pedagógico e aproxima as ações da Corte de Contas da sociedade”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.
Etapas de formação
 
O curso terá três etapas, moduladas e vinculadas entre si, sendo a primeira voltada para noções gerais de administração pública e mecanismos de controle das ações governamentais, seguida pela segunda etapa, que terá como foco Noções gerais dos instrumentos de planejamento orçamentário: PPA, LDO e LOA e Controle popular sobre a licitação e contratos administrativos e Convênios.
 
A etapa final do programa terá foco principal em Noções gerais da Lei de Responsabilidade Fiscal e Controle Popular da receita e despesa vinculada à saúde e à educação.
 
Entre as principais atividades complementares, serão seis horas destinadas às ações do programa ‘Rodas de Cidadania’, com coordenação da Ouvidoria do TCE, momento onde os alunos discutem a realidade do controle social já no cotidiano, com objetivo de elaborar de forma conjunta soluções e encaminhamentos a órgãos públicos, que também participam da ação, como parceiros.
 
“As demais atividades complementares serão realizadas nos intervalos das etapas, devendo o candidato ter disponibilidade para a sua realização”, explicou a coordenadora-geral da ECP, conselheira Yara Lins dos Santos.
 
Requisitos para participar
 
Para participar do Profac, alguns requisitos precisam ser preenchidos, entre eles ter no mínimo 18 anos; possuir ensino fundamental completo; estar envolvido ou desejar se envolver na mobilização e fiscalização social dos gastos públicos, entre outros. O curso só é oferecido para quem nunca realizou ou participou de alguma formação do Profac antes.
 
Inscrições e seleção
 
As inscrições para participação no Profac precisam ser feitas até o dia 15 de julho, por meio do site da Escola de Contas Públicas, pelo endereço ecp.tce.am.gov.br, ou diretamente pelo formulário disponível em
 
A seleção será feita por uma comissão composta por membros da Escola de Contas Públicas – TCE e da Ouvidoria do TCE/AM. Serão selecionados prioritariamente os candidatos que preencherem os pré-requisitos estabelecidos no item 8, conforme as informações do formulário de inscrição.
Veja o EDITAL
Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Baixar arquivo

Fonte: Ascom TCE-AM

Leia mais

Justiça Federal garante inscrição de Flávio Antony no processo do Quinto Constitucional da OAB/AM

A Justiça Federal do Amazonas concedeu liminar em mandado de segurança impetrado pelo advogado Flávio Cordeiro Antony Filho para garantir sua inscrição no processo...

Preparo recursal não comprovado em 48 horas independe de intimação e acarreta deserção no Juizado

A 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por decisão monocrática do juiz Francisco Soares de Souza, não...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

A crise da legalidade no Rio e o colapso da autoridade constitucional

Por João de Holanda Farias, Advogado A autoridade constitucional é o poder do Estado quando ele atua sob o império...

Lewandowski cobra responsabilidade de Castro após operação no Rio de Janeiro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, reagiu nesta terça-feira (28) às declarações do governador do Rio...

Justiça Federal garante inscrição de Flávio Antony no processo do Quinto Constitucional da OAB/AM

A Justiça Federal do Amazonas concedeu liminar em mandado de segurança impetrado pelo advogado Flávio Cordeiro Antony Filho para...

Laboratório e banco poderão usar geolocalização como prova em pedidos de horas extras

Em duas decisões recentes, órgãos colegiados do Tribunal Superior do Trabalho consideraram válido o uso da geolocalização como prova...