Megaoperação contra o PCC mira fraudes bilionárias no setor de combustíveis e financeiro

Megaoperação contra o PCC mira fraudes bilionárias no setor de combustíveis e financeiro

Uma força-tarefa composta por 1.400 agentes federais e estaduais deflagrou, nesta quinta-feira (28), a Operação Carbono Oculto, considerada pela Receita Federal a maior ofensiva já realizada contra o crime organizado no Brasil em termos de amplitude e cooperação institucional. O alvo é a infiltração do Primeiro Comando da Capital (PCC) em negócios regulares da economia formal, especialmente nos setores de combustíveis e financeiro.

Foram expedidos mais de 350 mandados de busca, apreensão e prisão em oito estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.

Estrutura empresarial sob suspeita

Segundo os investigadores, as empresas envolvidas compõem uma verdadeira cadeia econômica paralela: porto, usina, refinaria, distribuidora, rede de postos de combustíveis, corretora, administradora de fundos e fintech. O objetivo seria disfarçar e ampliar os lucros da organização criminosa por meio de negócios que simulam regularidade.

As autoridades estimam que, nos últimos anos, os alvos movimentaram cerca de R$ 30 bilhões em benefício do PCC. Como medida cautelar, foram bloqueados R$ 1,4 bilhão em bens e valores ligados às empresas e pessoas investigadas.

ICrimes investigados

A ofensiva apura a prática de múltiplas infrações: Crimes contra a ordem econômica (formação de cartel e manipulação de mercado de combustíveis); Adulteração de combustíveis e crimes ambientais correlatos; Lavagem de dinheiro e fraude fiscal em larga escala; Estelionato e outros ilícitos financeiros voltados à captação ilícita de recursos.

O Ministério Público e a Receita Federal ressaltam que, pela primeira vez, se conseguiu mapear a infiltração do PCC em setores estratégicos da economia formal, com uso de instrumentos financeiros sofisticados, como fundos de investimento e fintechs.

Participam da operação a Receita Federal, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, o Coaf, o Banco Central, a CVM e órgãos estaduais, formando uma rede inédita de integração. A Carbono Oculto é apontada como um marco na estratégia de enfrentamento do crime organizado no Brasil, pela capacidade de atingir o núcleo econômico que sustenta a atividade criminosa.

Leia mais

STJ mantém condenação de réu que usou colete falso da Polícia Civil em roubo no Amazonas

No recurso especial, a defesa de Harison de Souza Alencar insistiu que não havia prova de sua participação ativa no crime e apelou ao...

Servidor afastado com remuneração deve concluir curso no prazo legal ou ressarcir valores, fixa Justiça

Embora a lei assegure ao servidor público federal o direito de afastar-se do trabalho, com remuneração, para frequentar programas de pós-graduação stricto sensu, esse...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Megaoperação contra o PCC mira fraudes bilionárias no setor de combustíveis e financeiro

Uma força-tarefa composta por 1.400 agentes federais e estaduais deflagrou, nesta quinta-feira (28), a Operação Carbono Oculto, considerada pela...

STJ mantém condenação de réu que usou colete falso da Polícia Civil em roubo no Amazonas

No recurso especial, a defesa de Harison de Souza Alencar insistiu que não havia prova de sua participação ativa...

Servidor afastado com remuneração deve concluir curso no prazo legal ou ressarcir valores, fixa Justiça

Embora a lei assegure ao servidor público federal o direito de afastar-se do trabalho, com remuneração, para frequentar programas...

Servidor não pode ser onerado com cota-parte em auxílio pré-escolar, fixa Justiça no Amazonas

A Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente não impõem qualquer ônus ao servidor em relação à...