Itacoatiara será sede de primeira Audiência Pública para construção do “Plano Pena Justa” no Amazonas

Itacoatiara será sede de primeira Audiência Pública para construção do “Plano Pena Justa” no Amazonas

O município de Itacoatiara sediará, no próximo dia 5 de junho de 2025, às 9h, a primeira Audiência Pública Regionalizada promovida pelo Comitê Estadual de Políticas Penais do Amazonas. O evento ocorrerá no auditório da Câmara Municipal de Itacoatiara e marcará uma etapa fundamental na construção do Plano Estadual “Pena Justa”, iniciativa vinculada ao Plano Nacional para Enfrentamento do Estado de Coisas Inconstitucional nas Prisões Brasileiras.

Lançado em fevereiro deste ano pelos Poderes Executivo e Judiciário, o “Pena Justa” é um plano elaborado conjuntamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com apoio do Programa Fazendo Justiça (PNUD/CNJ). A iniciativa surge em resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na ADPF 347, que reconheceu o Estado de Coisas Inconstitucional do sistema prisional brasileiro — caracterizado pela superlotação, hiperencarceramento, más condições carcerárias e violações sistemáticas de direitos fundamentais.

No Amazonas, o Comitê Estadual de Políticas Penais foi instituído por meio de uma Portaria Conjunta do Tribunal de Justiça e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, sendo responsável por coordenar a elaboração do plano estadual, que deve ser entregue até o mês de agosto de 2025.

O processo de construção do plano inclui ampla articulação interinstitucional e forte participação social, com a realização de consultas e audiências públicas, conforme
diretrizes do CNJ.

As audiências públicas são instrumentos essenciais para garantir a escuta de diversos atores envolvidos direta ou indiretamente com a política penal e prisional — incluindo pessoas privadas de liberdade, egressos, familiares, servidores, representantes do Sistema de Justiça, do Executivo, de organizações da sociedade civil, coletivos e movimentos sociais.

Outros municípios

Além da audiência em Itacoatiara, o Comitê deliberou pela realização de seis audiências regionais que serão realizadas nas comarcas de: Humaitá, Tabatinga, Atalaia do Norte, Tefé, Manaus e São Gabriel da Cachoeira. A audiência em Itacoatiara, primeira da série regionalizada, pretende abrir espaço para o diálogo sobre os desafios locais e propor contribuições concretas à política penal do estado, com foco em justiça social, direitos humanos e enfrentamento às desigualdades estruturais no sistema prisional.

As noticias sobre as Audiências Públicas podem ser acompanhadas nos canais oficiais do Comitê de Políticas Penais do Amazonas, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) e da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) ou pelo e-mail[email protected].

Com informações do TJAM

Leia mais

Extrativista é condenado a mais de 15 anos de prisão por matar indígena no Amazonas

A Justiça Federal condenou um extrativista a 15 anos e 7 meses de reclusão, em regime fechado, pelo homicídio qualificado de um indígena nas...

Mesmo com rol taxativo, STJ admite exceções e TJAM assegura terapias para autismo

O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Airton Luís Corrêa Gentil, não admitiu o Recurso Especial interposto pela Hapvida, que buscava...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Homem é condenado a pena superior a 10 anos de reclusão por crime de violência doméstica em SC

Um homem foi condenado a mais de 10 anos de reclusão por crimes relacionados à violência doméstica em duas...

TST: Socorrista do Samu tem direito reconhecido ao adicional de insalubridade em grau máximo

A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu o direito de uma socorrista do Consórcio Intermunicipal de Saúde...

TRF5 garante fornecimento de medicação de alto custo para tratamento de câncer de mama avançado ou metástico

A Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 decidiu, por unanimidade, manter a sentença da...

Comissão aprova projeto que pretende tornar a internet mais segura e acessível para idosos

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou o Projeto de Lei 1617/25, que altera o Estatuto...