Juizado da Infância e da Juventude Infracional fiscaliza festas e eventos com jovens

Juizado da Infância e da Juventude Infracional fiscaliza festas e eventos com jovens

Juizado da Infância e da Juventude Infracional do Tribunal de Justiça do Amazonas (Jiji/TJAM) realizou no último sábado (4/12) uma ação de fiscalização em festas e eventos com concentração de jovens em Manaus. A operação, que percorreu mais de 15 estabelecimentos, aconteceu em parceria com o Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública (CICC/SSP), do qual o Comissariado-Geral de Vigilância do Juizado da Infância e Juventude Infracional do TJAM faz parte, assim como todos os órgãos fiscalizadores do Estado do Amazonas, cada um dentro de sua competência.

As fiscalizações são realizadas com o objetivo de assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes, de acordo com a Lei n.º 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e portarias expedidas pelo Juizado a fim de regular a matéria em itens que eventualmente tenham ficados omissos no ECA. As portarias são assinadas pelo juiz Eliezer Fernandes Júnior, titular do JIJI, e publicadas no Diário da Justiça Eletrônico (DJE).

São fiscalizadas as empresas que exploram a venda e consumo de bebidas alcoólicas ou qualquer substância entorpecente que cause dependência física ou psíquica, bem como eventuais situações de exploração sexual infantojuvenil no interior desses estabelecimentos.

De acordo com o Comissariado-Geral do JIJI, durante a fiscalização realizada no último sábado, não foram feitas autuações de estabelecimentos por desrespeito ao ECA, o que pode ser reflexo de que proprietários de casas de shows e eventos, ao observarem que as fiscalizações voltaram, estão buscando adotar medidas para não permitir menores em situação irregular nos respectivos estabelecimentos.

A diligência percorreu estabelecimentos nas ruas Rio Amapá e Rio Madeira, ambas no bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul; Conjunto Jardim Petrópolis (esquina paralela com a rua Padre José Pereira Neto) e Prosamim do Igarapé do 13 (localizado entre os bairros Educandos, Colônia Oliveira Machado e Morro da Liberdade, na Zona Sul; ruas Paraíso do Norte, Coroado 2; 9, Aleixo; avenida Alecrim, Jorge Teixeira e; avenida Itaúba, todos da Zona Leste; rua jambeiro, Loteamento Águas Claras, Novo Aleixo; rua Bela Vista, Cidade de Deus; avenida Timbiras, Cidade Nova; rua Ulisses Guimarães, bairro Colônia Terra Nova; e avenida Maria Marreira, Monte das Oliveiras, na Zona Norte e; na avenida Constantinopla, Conjunto Campos Elíseos, na Zona Centro-Oeste.

No mês de novembro ocorreram duas fiscalizações – a primeira no dia 13/11 e a segunda no dia 20/11 –, onde foram autuados dois estabelecimentos por estarem com uma grande quantidade de menores de idade desacompanhados, sem documentos e fora do horário permitido, alguns ingerindo bebida alcoólica.

Fonte: Asscom TJAM

Leia mais

Empresa de hotelaria garante inversão do ônus da prova na Terceira Câmara Cível do TJAM

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas decidiu pelo provimento parcial de recurso de empresa do ramo de hotelaria contra decisão...

Vara do Trabalho de Parintins convoca credores em processos contra Garantido e Caprichoso

A Vara do Trabalho de Parintins (AM) já iniciou os pagamentos dos valores devidos aos trabalhadores que possuem pagamento preferencial em processos contra os...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Empresa de hotelaria garante inversão do ônus da prova na Terceira Câmara Cível do TJAM

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas decidiu pelo provimento parcial de recurso de empresa do...

Vara do Trabalho de Parintins convoca credores em processos contra Garantido e Caprichoso

A Vara do Trabalho de Parintins (AM) já iniciou os pagamentos dos valores devidos aos trabalhadores que possuem pagamento...

Casas Bahia entra com pedido de recuperação extrajudicial na Justiça de SP

O Grupo Casas Bahia, uma das mais conhecidas empresas varejistas do país, ajuizou pedido de homologação de recuperação extrajudicial....

Não cabe a estado legislar sobre prazo para notificar corte de energia elétrica

A lei estadual não pode definir prazo para que as empresas concessionárias notifiquem o consumidor de que a energia...