Início Destaque Lateral CCJ da Câmara dos Deputados agenda análise de PECs que limitam poderes...

CCJ da Câmara dos Deputados agenda análise de PECs que limitam poderes do STF

Plenário da Câmara dos Deputados. Foto: José Cruz/ABR

A Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados agendou para a próxima terça-feira (27) a análise de quatro propostas, incluindo duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que visam limitar os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF).

Limitação das decisões monocráticas do STF

Uma das PECs em pauta é a PEC 28/2024, que tem como relator o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). A proposta foi aprovada pelo Senado em novembro de 2023 e busca limitar as decisões monocráticas do STF.

De acordo com o texto, apenas pelo voto da maioria absoluta dos ministros ou dos membros do respectivo órgão especial os tribunais poderão deferir medidas cautelares que suspendam a eficácia de leis e atos dos presidentes dos demais Poderes ou a tramitação de proposições legislativas.

Restrições às decisões monocráticas dos tribunais

Outra proposta a ser analisada é a PEC 8/2021, relatada pelo líder da oposição na Câmara, deputado Filipe Barros (PL-SC). A PEC estabelece que decisões monocráticas dos tribunais, incluindo o STF, não poderão anular atos dos presidentes da República, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados ou do Congresso Nacional.

Além disso, as decisões individuais não poderão suspender a eficácia de leis. Nesses casos, os tribunais deverão realizar uma sessão para que o colegiado possa deliberar sobre os atos, normas e leis.

Repercussões

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), encaminhou as PECs para análise da CCJ como resposta à decisão do ministro do STF Flávio Dino, que suspendeu a execução de emendas parlamentares.

Na terça-feira (20), o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, anunciou que o Poder Judiciário selou um acordo com o Legislativo sobre a necessidade de transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares.