TCE-AM otimiza sistema de prestação de contas mensais para o exercício de 2024

TCE-AM otimiza sistema de prestação de contas mensais para o exercício de 2024

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Secretaria de Tecnologia (Setin), liberou, nesta segunda-feira (4), melhorias no sistema de Prestação de Contas Mensal (PCM) para o exercício de 2024. O sistema foi otimizado para facilitar o envio da documentação pelos gestores de órgãos jurisdicionados.

Na nova versão da plataforma, os dados serão recebidos pela Setin em um formato próprio para análise de dados. Dessa maneira, os auditores técnicos da Corte de Contas poderão avaliar a documentação de forma mais eficaz, podendo observar inconsistências e erros com mais facilidade.

“O objetivo é facilitar a vida do técnico, do auditor que faz o trabalho de análise das contas. Mudamos o layout, trazendo os dados em um formato mais amigável, para facilitar a análise desses dados. Agora é muito mais simples para o gestor enviar os dados, para a tecnologia incorporar esses dados no eContas, e muito mais fácil para o auditor trabalhar com eles no processo de auditoria”, destacou o secretário de Tecnologia da Informação, Allan Bezerra.

Ainda conforme o secretário, as mudanças foram feitas com base nas necessidades indicadas pelos setores do Controle Externo, no objetivo de aprimorar o trabalho de quem trabalha diretamente com o sistema.

De acordo com o Diretor de Inteligência Artificial do TCE-AM, Arlesson Anjos, as alterações visaram maior modernidade e versatilidade da plataforma.

“A atualização implementada aprimorou o formato dos arquivos necessários para a integração entre os sistemas de gestão utilizados pelas entidades jurisdicionadas e o Portal e-Contas, substituindo o antigo formato por um mais moderno e versátil. A mudança resultou em uma comunicação mais eficiente entre os sistemas, reduzindo significativamente os erros de integração”, destacou o diretor.

Todas as mudanças que envolvem o envio das PCMs estão devidamente orientadas no link https://www2.tce.am.gov.br/?page_id=44559, com manuais produzidos pela Setin e orientações gerais aos jurisdicionados. O setor técnico do TCE-AM disponibiliza, ainda, suporte aos jurisdicionados por meio do e-mail [email protected], ou pelos telefones 3301-8118 e 3301-8119.

Com informações do TCE-AM

Leia mais

Seleção da OAB/AM para vaga de Desembargador segue com liminar e prazo de inscrição em fase final

O processo de escolha da lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), destinada ao preenchimento da vaga do quinto constitucional...

Correntista com renda de até um salário-mínimo e descontos indevidos sofre dano moral presumido, fixa TJAM

Para o TJAM, descontos bancários indevidos sobre renda de um salário-mínimo geram dano moral presumido, sem necessidade de prova. Segundo a decisão, quando a renda...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Seleção da OAB/AM para vaga de Desembargador segue com liminar e prazo de inscrição em fase final

O processo de escolha da lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), destinada ao preenchimento...

Lei torna crime obstruir o combate ao crime organizado

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (30) a Lei 15.245/25, que estabelece pena de reclusão de...

Empresa deve reintegrar trabalhadora com deficiência dispensada sem substituição legal

A 17ª Turma do TRT da 2ª Região manteve sentença e declarou nula dispensa sem justa causa de trabalhadora...

TST reconhece assédio moral e sexual com base no depoimento da vítima

A Quinta Turma do TST rejeitou examinar recurso de duas empresas de grupo econômico contra decisão que as condenou...