Início Notícias Vaga de Lewandowski no STF aumenta expectativas de sucessão dentro do cenário...

Vaga de Lewandowski no STF aumenta expectativas de sucessão dentro do cenário jurídico

Aumentam as expectativas no processo sucessório do Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal. O magistrado se aposentará em abril, compulsoriamente, aos 75 anos de idade. Com a vaga a ser deixada pelo Ministro, próximo a Lula, será de relevância a opinião do próprio Lewandowski sobre seu sucessor. O ministro não definiria um nome, mas um perfil.

Por ora, o nome mais cotado para suceder Lewandowski é o de Cristiano Zanin. Sobre o advogado há como fator relevante o fato de que tenha atuado nos casos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Zanin foi persistente em teses que levaram o STF a declarar a nulidade em processos da Lava Jato e do ex juiz Sérgio Moro.

Na Lava Jato, inclusive, não faltam advogados que seguem o mesmo caminho de Zanin para atuar no trancamento de ações penais contra outros réus. Há, no entanto, adversários no caminho de Zanin e que também gozam de aproximação direta ou indireta com o presidente.

A escolha de nomes de acordo com o alinhamento político não causa nenhum impacto, pois o sistema é usual dentro do sistema democrático. Antes de sua saída da presidência, Bolsonaro indicou dois ministros ligados a sua pessoa.