Entenda o pronunciamento de Moraes: Criminosos serão tratados como criminosos

Entenda o pronunciamento de Moraes: Criminosos serão tratados como criminosos

O Ministro do Supremo Tribunal Federal e Presidente do Superior Tribunal Eleitoral, Alexandre de Moraes, pronunciou-se acerca dos últimos acontecimentos no país, especificamente em relação aos bloqueios realizados por caminhoneiros, e os denominou de movimentos ilícitos e criminosos, que serão apurados e responsabilizados na forma da lei. Moraes foi enfático: A maioria aceitou o resultado das eleições e os que estão praticando atos antidemocráticos serão tratados como criminosos. 

Moraes se refere à uma nova tipificação penal, vigente desde 2021. Trata-se de uma forma de tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. Um desses dispositivos prevê no Artigo 359-L do Código Penal: Tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais. 

A ilação jurídica bem se adequa ao momento. Afinal, o direito penal compreende o exame de fases na consecução de um ilícito pelo infrator, que vão desde atos que compreendem a cogitação, a preparação, a execução e a consumação do crime. As duas primeiras modalidades são impuníveis. Mas, a partir das duas últimas fases do delito, a execução e a consumação, as condutas passam a ser punidas, ainda que essa consumação não chegue ao seu final por circunstâncias alheias à vontade do criminoso. 

O novo tipo penal prevê que a mera tentativa, com emprego de violência ou grave ameaça, que vise impedir ou restringir os poderes constitucionais constitui-se em infração que tenha cominada uma pena privativa de liberdade de 8 anos de reclusão, além da pena prevista para a violência, em concurso material de crimes. 

A Corte Eleitoral declarou Lula eleito presidente no domingo, dia 30, com 50,9% de votos, contra 49,1% de Bolsonaro. Logo depois, grupos bolsonaristas passaram a contestar o resultado do pleito com bloqueios nas estradas e pedidos de intervenção militar em frente a quartéis. 

Neste aspecto, Moraes firma que o segundo turno acabou democraticamente no último domingo, o TSE proclamou o vencedor, que o vencedor será diplomado no dia 19 de dezembro, e firma que Lula tomará posse no dia 1º de Janeiro. Não há como contestar esse resultado com movimentos criminosos que será combatido e responsabilizado. A democracia venceu no Brasil, diz Moraes. Moraes garante que sejam manifestações antidemocráticas e que foram feitas com o apoio de Bolsonaro. 

O Ministro, nesta quinta feira, determinou que a Polícia Rodoviária Federal-PRF, apresente, em 48 horas, relatório detalhado sobre as multas aplicadas contra caminhoneiros pró-Bolsonaro. 

A fala de Moraes, contundente e firme, não deixa de ser alvo de críticas de alguns juristas, porque não se poderia deixar de considerar a livre manifestação de pensamento e o direito dos inconformados em expressar sua oposição ao resultado, além de quebrar a imparcialidade que a função exija. Assim, Moraes faria um pré julgamento. Mas estas foram as considerações do presidente da Corte Eleitoral do país. 

Confira o vídeo 

 

Leia mais

Cancelamentos sucessivos de cirurgia no Amazonas expõem falha e geram indenização por dano moral

A repetição de cancelamentos cirúrgicos após preparo hospitalar configura falha na prestação do serviço público de saúde e enseja reparação moral. Com esse entendimento,...

Insistência que condena: excesso de ligações publicitárias faz empresa de telemarketing indenizar no Amazonas

A ênfase judicial na fronteira entre o “mero aborrecimento” e o verdadeiro prejuízo à esfera pessoal do consumidor voltou ao centro do debate no...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STF suspende lei sobre transporte aéreo de animais de apoio emocional

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (19) manter a suspensão da lei do estado do Rio de...

Cancelamentos sucessivos de cirurgia no Amazonas expõem falha e geram indenização por dano moral

A repetição de cancelamentos cirúrgicos após preparo hospitalar configura falha na prestação do serviço público de saúde e enseja...

Insistência que condena: excesso de ligações publicitárias faz empresa de telemarketing indenizar no Amazonas

A ênfase judicial na fronteira entre o “mero aborrecimento” e o verdadeiro prejuízo à esfera pessoal do consumidor voltou...

Retorsão não apaga as ofensas verbalizadas contra idoso que apenas revidou, diz Justiça ao punir o réu

A tese de que a retorsão imediata poderia neutralizar a injúria inicial — prevista no art. 140, §1º, II,...