DPE-AM empossa quatro novos servidores aprovados no 4º concurso público

DPE-AM empossa quatro novos servidores aprovados no 4º concurso público

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) realizou, nessa quarta-feira (13), a solenidade de posse de quatro novos servidores aprovados no 4º concurso público. A cerimônia foi realizada no auditório da sede administrativa, no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.

Durante a solenidade, o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, deu posse aos analistas jurídicos Juarez Nascimento de Oliveira Filho, Vanessa Migueis Ramos e Tayane de Souza Barros, e ao assistente técnico Renan Rocha de Almeida, que vão reforçar os quadros da DPE-AM em Autazes, Careiro da Várzea, Manaquiri e Manaus.

O Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, disse que a posse dos novos servidores efetivos fortalece ainda mais a equipe da instituição. “Os concursados da Defensoria do Amazonas são pessoas que passaram pela aprovação de um concurso em que buscamos medir também qual é o tipo de envolvimento social que os candidatos têm. Então, a nossa avaliação também busca detectar na sociedade quem tem esse perfil humano para atender a população”, disse.

“Eu fico mais feliz ainda em saber que a maioria dos novos servidores vai para o interior, deixando a Defensoria ainda mais forte para poder oferecer um serviço de qualidade. Como a nossa meta tem sido ampliar nosso espaço no interior, isso mostra que nós seguimos buscando uma Defensoria forte, presente e transformadora também no interior”, complementou.

O analista Juarez Nascimento teve o primeiro contato com a Defensoria Pública em 2008, durante um estágio no Núcleo de Conciliação das Varas de Família do Tribunal de Justiça. Para ele, o trabalho da instituição é indispensável.

“A Defensoria atende muitas pessoas que são invisíveis para a sociedade. Já falando em nome da Defensoria, somos nós que realizamos e realizaremos esse atendimento dessa população mais humilde”, disse.

Tayane de Souza Barros entrou na DPE-AM em 2019 como estagiária e continuou na instituição como assessora. “Agora estou tomando posse como analista concursada. Nesse momento, eu me sinto muito grata, primeiramente, à Defensoria, pela carreira que eu tenho construído aqui desde o estágio até o primeiro trabalho na área jurídica. Sou muito grata e sinto que tenho colaborado muito também. Eu sou muito feliz pelos anos de trabalho aqui e estou muito mais feliz ainda pelos anos que virão”, disse ela, que atuará no Careiro da Várzea.

A defensora pública Camila Campos, que será chefe de Juarez e Tayane, acompanhou a cerimônia e destacou a importância do reforço de pessoal qualificado nas unidades do interior. “Eu respondo por Autazes e Careiro da Várzea. São duas unidades da Região Metropolitana que seguem crescendo. A adição de duas pessoas, dois analistas extremamente competentes, é um tesouro extremamente precioso. Nós vamos contar com mais pessoas qualificadas para integrar o quadro e ampliar o nosso atendimento”, observou.

A analista Vanessa Ramos fez residência jurídica na DPE-AM, na área de família, durante três anos. “Agora, estou indo para uma outra área totalmente diferente. Então, a minha expectativa é muito grande para aprender novas coisas do outro setor, mas sempre com o compromisso de ajudar os vulneráveis que estão precisando”, disse ela, que vai ser lotada na capital.

Para o assistente técnico Renan Almeida, que vai trabalhar em Manaquiri, a missão da Defensoria Pública é uma das mais admiráveis do serviço público. “Eu estou muito motivado para o trabalho. Vou dar o meu melhor, vou atender as pessoas da melhor forma possível. Os meus colegas podem contar comigo”, disse.

Participaram da solenidade de posse dos novos servidores a 1ª Subdefensora Pública Geral, Karoline Santos, o 2º Subdefensor Público Geral, Marco Aurélio Martins, e os defensores Nairo Aguiar, Ricardo Paiva e Wilson Melo, além de diretores, servidores e familiares dos empossados.

Videorelease
Sequências dos entrevistados:
Rafael Barbosa, Defensor Público Geral
Tayane Barros, analista jurídica
Juarez Nascimento, analista jurídico
Vanessa Ramos, analista jurídica
Renan Almeida, assistente técnico
Camila Campos, defensora em Autazes e Careiro da Várzea

Fonte: Comunicação Social da DPE-AM

Leia mais

Justiça condena pai por estupro de vulnerável contra filhas no interior do Amazonas

O juiz de direito André Luiz Muquy, titular da 1.ª Vara da Comarca de Itacoatiara, no interior do Amazonas, condenou na quinta-feira (15/1) a...

Anuidade da OAB/AM para 2026 é fixada em R$ 980, com descontos e parcelamento

Após quatro anos com o valor congelado, o Conselho Seccional da OAB do Amazonas aprovou a atualização da anuidade para o exercício de 2026,...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Toffoli reduz prazo para oitivas da PF no caso Banco Master e fixa limite de dois dias consecutivos

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, reduziu de seis para dois dias o prazo para que a...

TJ-SP mantém condenação de homem que furtou objeto em cemitério

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 2ª Vara de...

Justiça condena morador por uso indevido de área comum para rituais religiosos

A liberdade religiosa é assegurada pela Constituição, mas não é absoluta e deve ser ponderada com o direito de vizinhança e a finalidade estritamente...

TRT-CE mantém justa causa de técnica de enfermagem que filmou paciente em UTI de Fortaleza

A 13.ª Vara do Trabalho de Fortaleza confirmou a demissão por justa causa de uma técnica de enfermagem de...