Confira o calendário de atendimento do programa Justiça Itinerante no primeiro semestre de 2023

Confira o calendário de atendimento do programa Justiça Itinerante no primeiro semestre de 2023

O Programa Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), divulgou o cronograma de atendimentos para o primeiro semestre de 2023. Os atendimentos terão início já no dia 9 de janeiro, com a unidade móvel do programa posicionada na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no Centro da capital. O coordenador do programa, juiz Alexandre Novaes, destacou que o cronograma do semestre incluirá, também, as zonas Leste, Sul, Centro-Oeste, Norte e Oeste.

“Com a divulgação do nosso calendário de atendimento, a Justiça Itinerante cumpre a tarefa de dar publicidade à programação das nossas atividades para o primeiro semestre de 2023. Como de costume, projetamos atender a todas as zonas da capital, com ênfase nos locais em que a demanda é maior e reclama o retorno prioritário de nossas ações. Para o próximo ano, a expectativa é ampliar a capacidade de atendimento do Programa, alcançando bairros, localidades e municípios ainda não satisfatoriamente contemplados com os nossos serviços, de modo a universalizar o acesso ao Poder Judiciário, tornando efetivo o nosso lema, que é ‘a Justiça mais perto de você’, afirmou o juiz Alexandre, que além de coordenar a ação é titular do 10.º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

Na próxima segunda-feira (19), a Justiça Itinerante conclui a programação de atendimento de 2022, que, somente neste segundo semestre do ano, passou por cinco zonas da capital e foi levada a quatro comarcas do interior (Itapiranga, Presidente Figueiredo, Anamã e Iranduba), num total de 9.357 pessoas atendidas. Conforme o balanço divulgado pela coordenação do Programa, essas ações representaram 2.374 audiências realizadas; 2.153 acordos celebrados entre as partes processuais; 3.478 orientações jurídicas e 1.435 encaminhamento para emissão gratuita de registros civis.

Na capital, as ações itinerantes ocorreram no Centro Convivência Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova; no Centro Social Zulândio Pinheiro, no Educandos; na área externa da Universidade Ulbra, no Japiim; na Delegacia da Mulher, no Parque Dez; no Centro de Convivência ARAR, no Mutirão; e na Praça Heliodoro Balbi, no Centro.

Os atendimentos da unidade móvel da Justiça Itinerante acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. No serviço, é possível tratar de assuntos relacionados a divórcio consensual; guarda de filhos; pensão alimentícia; dissolução de união estável; e ação de obrigação de fazer (Juizado Especial Cível) em casos que envolvam até 20 salários mínimos. A equipe de atendimento da unidade móvel também faz o encaminhamento para emissão gratuita de segunda via de certidão (registro civil).

Os documentos necessários para atendimento perante a unidade móvel da Justiça Itinerante são o RG, o CPF e o comprovante de residência. Conforme o caso, é necessário também apresentar certidão de nascimento e duas testemunhas (divórcio); certidão de nascimento dos filhos (guarda e pensão alimentícia); comprovante de conta bancária (recebimento de pensão alimentícia); desconto em folha (os três últimos contracheques).

Outras orientações podem ser obtidas por meio do telefone (92) 98459-6677 ou do e-mail: [email protected] .

Confira a programação de atendimento para o primeiro semestre de 2023:

JANEIRO       09/01 a 03/02/2023 – Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia) – Rua José Paranaguá, Centro.

FEVEREIRO 06/02 a  03/03/2023- 28.º Distrito Integrado de Polícia – Rua Getúlio Vargas – Colonia Antonio Aleixo – zona Leste.

MARÇO 06/03 a  31/03/2023  -Delegacia da Mulher do Parque Dez – Av. Mario Ypiranga (Recife) Parque Dez, zona Centro-Sul.

ABRIL 03/04 a  28/04/2023  –   Fundação Amazonas de Alto Rendimento – Av. Pedro Teixeira, n.º 400 – Dom Pedro – zona Centro-Oeste.

MAIO 02/05/ a 02/06/2023  – Centro de Convivência Padre Pedro Vignola – Rua Gandu, n.º 119, Cidade Nova, zona Norte.

JUNHO 05/06 a 30/06/2023 – Aldeias Infantis SOS Brasil/Manaus – Av. Prof.ª Cacilda Pedrosa – zona Centro-Oeste.

Com informações do TJAM

Leia mais

Cobrança abusiva de água sem serviço efetivo gera dever de indenizar, decide Justiça

A cobrança de tarifas de água em valores desproporcionais, sem correspondência com o consumo real e sem a devida comprovação técnica, caracteriza falha na...

Revisão judicial de multa exige prova robusta; sem ela, prevalece a autuação, define Justiça

Em setembro de 2022, um carro foi multado em Manaus pela infração de não uso do cinto de segurança. Como o prazo de 30...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Cobrança abusiva de água sem serviço efetivo gera dever de indenizar, decide Justiça

A cobrança de tarifas de água em valores desproporcionais, sem correspondência com o consumo real e sem a devida...

Revisão judicial de multa exige prova robusta; sem ela, prevalece a autuação, define Justiça

Em setembro de 2022, um carro foi multado em Manaus pela infração de não uso do cinto de segurança....

TJAM decidirá se erro de medição da Amazonas Energia gera indenização por dano moral

Sentença do Juízo Cível definiu que a Amazonas Distribuidora de Energia S/A falhou ao imputar a um consumidor a...

TRF1 vai decidir se ação contra Telefônica sobre falhas em Apuí deve ou não tramitar na Justiça Federal

A ação civil pública proposta pela Defensoria Pública do Amazonas busca a regularização dos serviços de telefonia e internet...