Ausência do réu em audiência de conciliação no juizado não implica punição automática

Ausência do réu em audiência de conciliação no juizado não implica punição automática

O oferecimento de resposta,oral ou escrita, não dispensa o comparecimento pessoal da parte, ensejando, pois, os efeitos da revelia nos procedimentos dos Juizados Cíveis. 

Conquanto haja orientação sumulada de que o não comparecimento a audiência de conciliação nos Juizados Civeis implique em revelia, deve-se ponderar que o instituto não comporta a avaliação de que seja uma espécie de punição imposta ao réu. Até porque a  inércia do réu que omite sua presença na audiência de conciliação não deve ser interpretada de maneira que empreste às alegações do autor o teor de uma verdade absoluta.

Com essa disposição, a Juíza Luciana Eire Nasser, da 2ª Turma Recursal do Amazonas, negou recurso contra sentença que, mesmo declarando o réu revel, julgou improcedente um pedido de indenização por danos materiais e morais. 

Sobre a inatividade do réu, com comportamento comissivo, que deixou de comparecer à audiência de composição nos Juizados Cíveis, “é necessário elucidar que a revelia não induz a automática procedência da ação, posto que a presunção de veracidade das alegações fáticas da parte autora é relativa, sendo passível de ser afastada frente às provas que constam nos autos” definiu a magistrada. 

A ação relatou um pedido de obrigação de fazer, cumulado com pedido de danos morais indenizáveis.Na origem, o Juiz julgou improcedente o pedido, por não reconhecer o ilícito, mesmo aplicando os efeitos da revelia. O réu ainda contestou o pedido e juntou documentos que se contrapuseram as alegações do autor, consideradas improcedentes. A sentença foi mantida pelos seus próprios fundamentos. 

Classe/Assunto: Recurso Inominado Cível / Indenização por Dano Material Relator(a): Luciana da Eira Nasser Comarca: Manaus Órgão julgador: 2ª Turma Recursal Ementa: RECURSO INOMINADO. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E OBRIGAÇÃO DE FAZER. CONDOMÍNIO. ALEGAÇÃO DE PERSEGUIÇÃO E EMBARGO DE OBRA SEM JUSTIFICATIVA. IMPROCEDÊNCIA NO JUÍZO DE ORIGEM. RECURSO DA PARTE AUTORA VISANDO REFORMA DA DECISÃO EM RAZÃO DA REVELIA. IMPOSSIBILIDADE. REVELIA NÃO IMPLICA EM PROCEDÊNCIA AUTOMÁTICA DO PEDIDO. PRESUNÇÃO RELATIVA. AUTOR QUE JUNTA APENAS DOCUMENTO REFERENTE PEDIDO DE INÍCIO DE OBRA. NÃO COMPROVAÇÃO DE ATENDIMENTO ÀS EXIGÊNCIAS CONTIDAS NO PRÓPRIO DOCUMENTO. OBRA SEM ANUÊNCIA DO CONDOMÍNIO. INEXISTÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DE ATO ILÍCITO. RECURSO CONHECIDO E IMPROVIDO. SENTENÇA MANTIDA. CONDENAÇÃO EM CUSTAS E HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS EM 20% SOBRE O VALOR DA CAUSA. 

Leia mais

DPE-AM abre as portas para universitários com a 1ª edição do projeto #PartiuDefensoria

Estudantes universitários participaram, nesta quarta-feira (17), da primeira edição do projeto #PartiuDefensoria, promovido pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio da...

TOI presume recuperação de consumo legítima, afirma Amazonas Energia ao recorrer

A Amazonas Distribuidora de Energia sustenta em recurso ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que o Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI) goza...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

DPE-AM abre as portas para universitários com a 1ª edição do projeto #PartiuDefensoria

Estudantes universitários participaram, nesta quarta-feira (17), da primeira edição do projeto #PartiuDefensoria, promovido pela Defensoria Pública do Estado do...

Vasco é condenado por irregularidades na contratação de adolescentes nas categorias de base

A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou um recurso do Clube de Regatas Vasco da Gama contra...

Réu é condenado a 15 anos por homicídio tentado com “erro sobre a pessoa”

Um homem foi condenado nesta terça-feira (16/9) a 15 anos, três meses e 22 dias de reclusão, em regime...

Indústria canavieira não é responsável por regularidade de caminhões de transportadoras

A Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho não admitiu recurso de revista do Ministério Público do Trabalho (MPT)...