A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (12/9), a Operação Cambota, nova fase da Operação Sem Desconto, que apura fraudes bilionárias em descontos de aposentados e pensionistas do INSS.
Durante as diligências, foi apreendida uma Ferrari vermelha na residência de Fernando dos Santos Andrade Cavalcanti, ex-sócio do advogado Nelson Wilians, que também foi alvo de mandado de busca e apreensão.
Segundo informações da investigação, entre 2019 e 2024 o escritório Nelson Wilians Advogados movimentou cerca de R$ 4,3 bilhões em operações consideradas suspeitas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
As medidas foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e cumpridas em São Paulo e no Distrito Federal, totalizando 2 mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão.
Foram presos:
Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontado como operador do esquema, em Brasília (DF);
Maurício Camisotti, empresário suspeito de integrar a rede de descontos indevidos, em São Paulo.
O prejuízo estimado causado aos beneficiários do INSS chega a R$ 6,3 bilhões, decorrente de descontos associativos não autorizados. A PF apura crimes de organização criminosa, dilapidação e ocultação de patrimônio e obstrução das investigações.