Ações de Cidadania: Defensoria do Amazonas quer atenção a Pessoas com Deficiência

Ações de Cidadania: Defensoria do Amazonas quer atenção a Pessoas com Deficiência

Visando promover um diálogo aberto e construtivo entre vários setores e órgãos da sociedade quanto a implementação eficaz das propostas pela Rede de Acessibilidade, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), participou, na última sexta-feira, (26) da reunião promovida pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM). O encontro foi realizado na Escola Superior da Magistratura do Amazonas, Zona Centro-Sul de Manaus.

Além do debate, os órgãos presentes também se uniram para organizar a realização de uma grande ação conjunta marcada para os dias 19 e 20 de setembro, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, oficialmente celebrado no dia 21 do mesmo mês. Representando a diretoria de planejamento da DPE- AM, a defensora Pública Karlla Queiroz, comentou sobre o planejamento do evento.

“A ideia desse projeto é unir esforços entre vários setores e órgãos da sociedade para realizar um grande evento em prol das pessoas com deficiência. A nossa intenção é ouvir representes e pessoas com deficiência para entender as necessidades e desenhar esse evento totalmente focado para a resolução dos problemas que realmente existem. São várias cabeças pensando para gente formar um dia que seja histórico e que realmente faça a diferença”, conta a defensora.

Representando a Defensoria de Direitos Humanos, o defensor público Thiago Rosas, destacou a importância da reunião para a promoção dos avanços constantes quanto ao tema nos espaços públicos e políticos.

“Isso daqui é uma forma de gestão autocompositiva de conflitos, feita em parceria com órgãos e associações, organização da sociedade civil e movimentos. O principal ganho é esta sinergia criada entre os diversos órgãos de comunicação, que permite que um ajude o outro e a gente consiga alcançar de forma mais facilitada e mais rápida a meta que temos”.

Missão

O defensor também destacou o papel da Defensoria em meio à luta pelos direitos das pessoas com deficiência. “A Defensoria Pública possui a missão constitucional e institucional de proteger e defender as pessoas vulneráveis. Nesse grupo se encontram as pessoas com deficiência e, aonde tocar a necessidade de uma pessoa com deficiência, independente do local, a gente se predispõe a negociar em conjunto, fazer parceria em conjunto, atuar em conjunto, para alcançar seu objetivo”, finalizou.

Com inforamações DPE/AM

Leia mais

Sem vínculo com a vida acadêmica, conduta de estudante não justifica sindicância por instituição

A ausência de vínculo entre o fato investigado e a função educacional da universidade impede a instauração de sindicância disciplinar, sobretudo quando os eventos...

Empresa com atividade imobiliária dominante não goza de imunidade de ITBI no caso de incorporação

Imunidade de ITBI não alcança incorporação societária quando a empresa incorporadora exerce atividade imobiliária preponderante, por expressa ressalva constitucional. O  fundamento é o de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Alcolumbre e Motta pedem diálogo e respeito após ocupação de plenários

O presidente do Senado Federal, David Alcolumbre (União Brasil - AP), chamou de “exercício arbitrário” a ocupação das mesas...

OAB-SP critica uso da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes

A Comissão de Direito Internacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de São Paulo, criticou, em nota técnica,...

Comprador ciente de dívidas não evita penhora de imóvel, decide Justiça do Trabalho

Os embargos de terceiro são uma ação incidental utilizada por quem, sem ser parte na ação principal, tem seu...

TJ-SP mantém pena de 94 anos de reclusão a homem que matou três pessoas da mesma família

A 8ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve júri realizado na Comarca de...